segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Quero Ser BMW



Vou trocar de carro em alguns meses. Hoje tenho um Stilo Sporting 2007 que tirei 0km e sou apaixonado pelo carro. Nunca me deu nenhuma dor de cabeça. Vai ser o fim de uma era... se fosse rico, não venderia o carro nunca.
Mas carros vêm e vão e após quase 3 anos, vai ser a hora de dizer tchau para o meu xodó.
Os eleitos são um Ford Focus Ghia ou um Hyundai i30, ambos automáticos.

Admito que quando o coreano chegou, ele não me chamou a atenção, mesmo com a publicidade pesada e tudo mais.
Como todos os carros da Hyundai, ele me pegou pelo seu custo benefício. R$ 70 mil reais em um carro que tem 6 airbags, ABS com EBD, controle de estabilidade, teto solar, câmbio automático, bancos em couro, comandos de som e cruise control no volante, ar digital e mais uma pá de traquitanas mexe com qualquer um... o carro acaba até ficando bonito. Não é lindo como o Focus... mas é bonitinho.

Mas o que mais me incomoda no carro é a maneira que a Hyundai o apresenta: "Se você admira a tecnologia da Mercedes, o design e esportividade do BMW Série 1 e a perfeição dos luxuosos inglês, vai adorar o i30."
De acordo com a revista Quatro Rodas, a Mercedes se sentiu incomodada com a citação e pediu que a Hyundai (no caso, a CAOA, representante da marca no Brasil) a retirasse. Assim foi feito.
Mas a parte que mais pega é a do BMW.

Até que ponto é interessante para a Hyundai ficar se comparando à outras marcas?
Fica a impressão de que a coreana quer a todo momento ser algo que, francamente, ela ainda não é.
Não seria estranho se a propaganda dissesse: "Se você não tem dinheiro pra comprar um BMW Série 1, compre um Hyundai i30".
A Hyundai em nenhum momento tenta criar uma identidade própria para o i30. Ela só tenta associar a imagem do médio ao BMW. Agora o hatch é conhecido como o "carro parecido com o Série 1" ou um "Série 1 genérico".
Isso me incomoda sim. Queria um carro que tivesse personalidade, que fosse o "i30" e não um carro que tenta se fazer em cima de outro.
Assim como o Stilo e seu sky window, o Focus, com as suas lanternas nas colunas e sua dirigibilidade cult, entre outros. Todos com a sua personalidade.
Pra mim, isso é gozar com o pau dos outros.

A Hyundai vem crescendo vertiginosamente no Brasil. É uma enxurrada de Tucson, Santa Fe, Azera e agora i30 pela rua. Mas TODAS as propagandas dela têm esse mote: comparar-se aos outros.
Ela pode vir a ser um dia, mas ainda está longe do patamar de Mercedes e BMW.
No Brasil ela começa agora a vencer alguns preconceitos já superados por Honda e Toyota e logo poderá medir forças com as japonesas. Logo, pois falta ainda a nacionalização dos modelos, pois o fato de serem importados ainda pesa um pouco na hora de decidir.
Poderia ser esclarecida também a verdade sobre a garantia e seus asteriscos. Os 5 anos da garantia cobrem motor e câmbio. O restante fica coberto por apenas um ano. Isso não é ruim. Cinco anos de garantia para motor e câmbio é fabuloso, mas poderia ser melhor especificado para não induzir nenhum consumidor ao erro.

A Hyundai tem ótimos carros, mas ainda exagera demais nas propagandas.
Para um leigo vendo as chamadas na revista fica achando que realmente os carros da Hyundai são os melhores do mundo, e não é isso que faz a fama de seus carros. Na MINHA opinião o que tornou a coreana o que ela é hoje no Brasil é a política de preços extremamente agressiva.

O mote da propaganda do Azera, por exemplo, me ajuda a confirmar isso: "Mais potente que um Mercedes Classe C. Mais admirado que um Lexus 350. Mais espaço interno que um BMW Série 7. E o mais impressionante: o preço". Vamos analisar isso friamente:

-Ok, eles não especificaram, mas não é muito difícil ser mais potente que um Mercedes Classe C. Uma CLC 200K tem 184cv, mesma potência da C200K.

-Aqui a Lexus ainda não tem a imagem absurda de luxo que tem lá fora. Por aqui ainda preferimos os alemães. Lá fora ela já nasceu com essa imagem. Mesmo se aqui a tivesse, o Azera não seria mais admirado que um Lexus NEM FODENDO. A Hyundai quer galgar um espaço na categoria de alto luxo, mas ainda não é a hora. Assim como a VW tenta até hoje e não consegue (Phaeton que o diga).

-Realmente eles conseguem fazer o espaço interno do Azera ser maior que o do BMW Série 7, mesmo este sendo BEM maior. Mas isso é uma questão de disposição interna, o que não é ponto negativo.

Enfim, após toda essa comparação, será que é isso que leva os consumidores a comprar um Azera?
Ou é a possibilidade de comprar um carro do porte de Passat pelo preço de um Corolla?
Eu fico com a segunda opção. Assim como o i30, o Azera não é um carro que te pega pelo emocional. Design é subjetivo, mas o Azera é feio pra caralho. Tem um que de carro dos anos 90. É um típico carro de vovô... mas tem tudo o que você quer num carro e não cobra muito por isso.

Então não seria interessante para a Hyundai tentar criar uma personalidade própria para os seus carros? Deixar de comparar Azera com Mercedes e i30 com BMW?
Eu não quero comprar um carro genérico, que faz parecer que eu queria um BMW e não tive dinheiro.
Sei que a maioria não pensa assim, já que o carro é lider de vendas.
No final das contas pode ser que ainda acabe escolhendo por um, mas analisando pontos positivos e negativos de i30 e Focus, isso é uma coisa que me incomoda nele.

Isso é algo o qual a Hyundai (ou a CAOA) deveria repensar.

Acho que a marca coreana já tem capacidade de andar com as próprias pernas e não com a dos outros.

5 comentários:

Silvio Koerich disse...

Hyundai é uma bosta vaio dizer?

Pega um BMW cara.

E outra, 70 mil tu pagou ou vai pagar no carro? Porque nao pega um sedan fodão duma vez?

Filippe disse...

Um BMW custa 95 mil... já fica caro.

E eu queria mesmo, ou um Civic EXS ou um Jetta. Mas os dois vão mudar em 2011. Não estou afim de ficar com carro defasado!

Giovana disse...

Fii, seu post é muito de publicitário! hahahaha ADOREI!

O fato de você começar a discorrer sobre a comparação das marcas a partir daquilo que foi falado no comercial está muito boa... e não tô puxando o seu saco não! hahahaha

como eu não sei muito sobre os carros aqui citados, prefiro não me manifestar e não falar besteira!
parabéns pelo blog! [e hoje tomei coragem de comentar por aqui!]

beeijos =*

Gustavo Miller disse...

Não pago mais que r$ 32 mil em um carro ahahaha

Anônimo disse...

Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)… Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes). Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre TQ de onde estiver ou com quem estiver e faça ela ME telefonar ainda hoje, Apaixonada e Arrependida, desenterre tudo que esta impedindo que TQ venha para MIM, afaste todos aqueles que tem contribuído para o.nosso afastamento e que ela TQ não pense mais nos outros… mas somente em MIM. Que ela ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…). Publique esta s! impatia por três vezes, basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas the manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoar e sua vida não será mais a mesma LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS.